segunda-feira, 4 de outubro de 2010

U2 COIMBRA 2010

Nave dos U2 conseguiu elevar Coimbra a outra dimensão
por DAVIDE PINHEIRO ... IN DN ARTES


"Devoção total para ver uma banda que se mostrou numa forma impressionante

Perante a devoção de quem esgota dois estádios meses antes de os concertos se realizarem, não seria difícil aos U2 vencer o desafio do público, mas Bono estudou a lição numa cidade que, como o próprio revelou saber, é conhecida pela sua tradição estudantil. A nota alta do vocalista saiu reforçada com os gritos de "Briosa" entoados à entrada em cena.

Mas não se pense que o magnífico concerto dos U2 terminou na capacidade comunicativa. O alinhamento foi perfeito, sem grandes surpresas, é certo, mas com espaço para novidades, tal como, aliás, têm vindo a repetir na segunda manga da corrente digressão. Uma produção grandiloquente em que a porta da nave onde actuam é aberta ao som de Space Oddity, de David Bowie. E a habitual mensagem política não foi esquecida com uma dedicatória à Nobel da Paz e prisioneira birmanesa, San Suu Kyi, em Walk on.

Tudo somado, a 360º Tour é uma digressão de grande imponência tecnológica em que a música não perde espaço. O aparato cénico nunca chega a distrair de tudo o que vai acontecendo em cima do palco. E que é muito.

Da última década, os U2 repescam basicamente os singles, numa assumpção de que os dias de maior criatividade estão para trás. Dos clássicos apenas Pride (in the Name of Love). O alinhamento é um desfile de canções que acompanharam a vida da esmagadora maioria dos mais de 40 mil espectadores que esgotaram o Estádio Cidade de Coimbra. Uma opção que nunca choca com a vontade da banda de tornar o seu "sonho" numa experiência única e irrepetível para os que assistem.

Entre as já poucas bandas com dimensão para encher recintos com a dimensão de um estádio, os U2 mostraram por que razão resistem ao fim de três décadas de vida. Os quatro irlandeses que "nunca foram à universidade" deram uma lição de entretenimento com mensagem política envolvida, num espectáculo de grande envolvência e proximidade em que os melhores momentos de carreira são amplificados a uma dimensão nunca antes vista."

Sem comentários:

Enviar um comentário

another dream